A tecnologia não para nunca, não é mesmo? Por isso, hoje estamos dedicando o nosso artigo a tratar de algo que pode parecer novo para muitas pessoas, a Área de Trabalho Virtual.

Também conhecida como Virtual Desktop, a Área de Trabalho Virtual é uma solução que em sua encarnação mais moderna é totalmente baseada em nuvem, mas a sua história é bem mais longa do que poderíamos pensar.

1. Primórdios da Área de Trabalho Virtual

Antes de mais nada, acho que é interessante falar um pouquinho da história por trás do desenvolvimento dessa tecnologia, não é mesmo?

Muito antes de existir a Área de Trabalho Virtual do Windows (ou Windows Virtual Desktop) no Azure, a nuvem da Microsoft, já haviam outras pessoas e companhias pensando em usos para múltiplas Áreas de Trabalho em um mesmo computador. Era um escopo menor, é verdade, mas tudo precisa começar em algum lugar.

Na década de 80, mais especificamente em 1986, a dupla Austin Henderson e Stuart Card, funcionários da Xerox PARC, uma das mais importantes incubadoras tecnológicas do Vale do Silício, desenvolveu a primeira Área de Trabalho Cambiável (tradução livre do termo em inglês Switching Desktop, antecessor do Virtual Desktop, nossa Área de Trabalho Virtual). No começo, essa ideia veio como uma forma de melhor organizar as Áreas de Trabalho do computador das empresas e pessoas, em uma época em que as telas e resoluções eram muito menores. Foi assim que começaram a pensar nas vantagens de poder trabalhar em diferentes ambientes virtual de um mesmo local.

GEM (desktop environment) - Wikipedia

Com os anos outras companhias e pessoas foram se aventurando com a mesma ideia, e a tal da Área de Trabalho Cambiável virou Virtual e chegou a um público muito maior em 1989, quando foi integrada ao X Window System, que serve de base para muitos sistemas operacionais por aí, inclusive o Windows e o MacOS.

De lá para cá, diversas companhias desenvolveram suas versões da Área de Trabalho Virtual, mas foi só mais recentemente que ela passou a se integrar com o ambiente em nuvem, o que permitiu juntá-la com outra tecnologia em nuvem muito interessante, as Máquinas Virtuais, sobre as quais você pode aprender um pouco mais aqui.

2. Área de Trabalho Virtual na Nuvem

As soluções em nuvem são algo relativamente novo para o público em geral, mesmo que sua história seja quase tão longa quanto a da Área de Trabalho Virtual. Nos últimos dez anos, quase todos nós passamos a usar a nuvem de alguma forma em nossas vidas, especialmente com programas de armazenamento e transferência em nuvem, como os populares Dropbox e WeTransfer.

Com o surgimento e popularização dessa tecnologia, a Microsoft desenvolveu sua própria solução de Área de Trabalho Virtual, só que agora dentro do Azure. Em vez de você usar diversos locais diferentes dentro de um mesmo hardware, você pode fazer isso a partir da nuvem, com um hardware que nem precisa possuir, aquela tal da Máquina Virtual que mencionamos logo acima.

Virtual desktop: 6 advantages of uploading your virtual desktop to ...

Para acessar uma Área de Trabalho Virtual na nuvem tudo de que se precisa é uma conexão com a internet e uma plataforma a partir da qual acessar esse ambiente, o que pode ser feito a partir do seu celular, notebook ou tablet, por exemplo.

Essa solução, para além de criar diferentes ambientes, agora permite também que diferentes pessoas acessem e trabalhem de maneira colaborativa com uma mesma Área de Trabalho Virtual, todos ao mesmo tempo, de lugares e dispositivos diferentes, uma verdadeira revolução para o trabalho remoto colaborativo!

Embora as bases da solução não sejam assim tão novas, são poucas as pessoas que já estão familiarizadas com essa tecnologia, mas sua crescente popularização promete impulsionar ainda mais mudanças em nossos costumes, conforme mobilidade se torna mais e mais importante e as pessoas e instituições vão se afastando do físico e rumando em direção ao digital e às nuvens.

Existem muitos aspectos técnicos em torno dessa solução, seja para garantir a segurança dos dados e das operações, seja aquilo que faz com que ela funcione, mas é legal ressaltar para quem está conhecendo ela agora algumas das vantagens que uma Área de Trabalho Virtual na nuvem pode trazer para você ou para a sua empresa:

  • Mobilidade: Um desktop personalizado com tudo que você precisa, para você acessar de onde estiver a qualquer momento.
  • Gestão Centralizada de TI: Se todas as máquinas estiverem na nuvem, é muito mais fácil geri-las de maneira unificada.
  • Segurança das Informações: Todas as informações estão sempre salvas na nuvem, o que garante a continuidade do trabalho caso haja alguma mudança com um colaborador ou danos a um hardware. Além disso, existem diversas medidas de segurança para cuidar dos seus dados enquanto são transferidos e você pode customizar isso com ainda mais camadas. Fora que você pode optar por deixar todos seus dados em um datacenter na nuvem, sob a responsabilidade de uma grande empresa.
  • Escalabilidade: Nunca foi tão fácil, ou rápido, conseguir novas máquinas a partir das quais trabalhar, ou mudar as configurações de processamento para poder executar uma determinada tarefa, como edições de vídeo. Por estarmos em um ambiente em nuvem, é fácil e extremamente rápido de criar novas Áreas de Trabalho Virtuais ou modificar suas configurações.
  • Colaboração: Diferentes pessoas podem usar uma mesma Área de Trabalho Virtual, com maior ou menor privacidade, dependendo das suas necessidades e até trabalhar ao mesmo tempo em um mesmo ambiente e com os mesmos documentos, caso hajam softwares voltados para isso instalados.

3. Desk To Go

Agora, com essa tecnologia em mente e pensando na importância que o trabalho remoto já vinha ganhando, algo que só aumentou com a pandemia de Covid-19, a Grvppe desenvolveu sua própria solução a partir da Área de Trabalho Virtual na nuvem, o Desk To Go.

Ele une todas as vantagens da Área de Trabalho Virtual na nuvem com as ferramentas do Office 365, repletas de funcionalidades voltadas para o trabalho remoto, tendo sido pensado para ajudar empresas a implementar o trabalho remoto com mais facilidade, praticidade e segurança.

Além disso, ainda existe um opcional para quem não tem uma boa plataforma de onde acessar a Área de Trabalho Virtual, um micro computador que cabe na palma da mão e vem com um sistema operacional Linux já configurado para acessar o ambiente virtual do Desk To Go de maneira segura e prática.

Esse foi o jeito da Grvppe abraçar essa nova tecnologia e amalgamá-la com outras ferramentas voltadas para a mobilidade e o trabalho remoto, se você ficou curioso sobre o Desk To Go, pode assistir à gravação da Live que fizemos apresentando a solução: https://youtu.be/C7OVT36koj4

* * *

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica focada em soluções para empresas. No campo de segurança da informação nós somos parceiros da Fortinet, uma das mais tradicionais empresas do ramo de cibersegurança. Venha conhecer um pouco mais sobre suas soluções e como se manter protegido em 2020 aqui no nosso site.