Disaster Recovery, ou DPR (Recuperação de Desastres, em português) é um conjunto de medidas para recuperar problemas com dispositivos e sistemas, de forma que as atividades da empresa não parem.

Esses desastres são diversos e podem ser de natureza física (como incêndios e inundações); vandalismo ou sabotagem; falhas de sistemas.

São medidas que abordam desde ciberataques, passando por problemas no sistema e falhas humana, assim como também para minimizar interrupções nas redes e realizar a restauração rápida na recuperação das atividades.

Conhecimento de todos os ativos da empresa

  • Por meio de um plano de recuperação de inventário de cada plataforma, dispositivo e recursos de todos os departamentos;
  • Realizando um inventário dos softwares e hardwares, pois auxilia a avaliar os danos e a colocar em prática planos de recuperação

Planos de backup

Estabelecer uma rotina de backups é essencial para recuperação de dados perdidos, pois os dados são documentados e rastreados, o que ajuda a impedir a perda total.

Além de realizar os backups, também é importante:

  • Definir onde eles são armazenados;
  • Definir com qual frequência vão acontecer;
  • Documentar e dividir todo o ciclo de backup com os colaboradores.

Tolerância à perda de dados

Como citado acima, os planos de backup são de extrema importância para prevenir a perda total de dados caso algum desastre ocorra.

No entanto, para medir a capacidade de rapidez para recuperação de dados, deve-se fazer uma análise por meio de dois indicadores: ponto de recuperação (RPO) e tempo de recuperação (RTO).

  • RPO: Análise de perdas, tolerância alta que apresenta aplicativos resistentes, assim como também necessita de backups com mais frequências.
  • RTO: Tempo de recuperação, apresenta índices baixos e os tempos de resposta são mais rápidos para evitar prejuízos, indicando o tempo limite para recuperação.

Conhecimento das ameaças potenciais

Muitas empresas adotam sistemas de proteção padrão ao invés de pesquisarem quais os indicados para elas ou quais são as maiores ameaças do setor da empresa.

Ademais, o ideal é ter um sistema com medidas robustas de segurança que envolvem:

  • O controle de acesso por senhas;
  • Firewalls para proteger a rede;
  • Backups de sistemas de dados;
  • Antivírus e AntiSpam.

Auditoria e testes

Realizar auditoria e testes periódicos para identificar o que precisa ser corrigido e/ou aprimorado no sentido de prevenção de desastres.

As vantagens são:

  • Mudanças e melhorias feitas sem prejuízo, pois estão antecipando problemas que possam ocorrer;
  • Uma avaliação detalhada com critérios estabelecidos de acordo com as necessidades dos negócios;
  • Por conta dos itens acima, é um plano mais efetivo e confiável.

Ademais, os pontos principais para considerar na recuperação de desastre se dão por meio da:

Prevenção

Nas quais as medidas de segurança podem barrar desastres antes mesmo que eles ocorram. Como exemplo, pode-se citar backups/recuperação em nuvem que têm como função evitar que os dados da empresa estejam vulneráveis.

Antecipação

Ocorre por meio do planejamento e desenvolvimento de medidas adequadas para combater os desastres. Como exemplo, pode-se considerar a contratação de um serviço de recuperação de desastres.

Mitigação

Lida com os desastres assim que eles ocorrem para minimizar os impactos negativos. Um serviço de recuperação de desastres garante um bom tempo de retorno às atividades, sem prejuízo para operações e negócios.

A Recuperação de Desastres envolve uma análise cuidadosa da estrutura de rede, aplicativos, banco de dados, equipamentos e da própria empresa.

Também, deve-se atentar à tecnologia desatualizada, que por sua vez, pode comprometer o DPR da sua empresa

 

Dê um passo para o futuro e cuide sempre da segurança da sua empresa!

A Grvppe oferece diversos planos para proteger a sua empresa! Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.