Você sabe o que é Maturidade Digital e a que ponto dela sua empresa está?

Maturidade Digital é o nível onde uma empresa está para dar os próximos passos para a Transformação Digital. Com a maturidade, a empresa passa a ser inserida no mercado tecnológico e conectado dos dias atuais.

A Maturidade Digital impulsiona a criação de uma cultura organizacional e uma mentalidade inovadora que conta com colaboradores capazes de se adaptar mais facilmente às ferramentas mais modernas e efetivas.

Ela é alcançada de forma gradativa por meio de decisões internas, como adoção de novas tecnologias e/ou ferramentas inovadoras no ambiente de trabalho.

É válido lembrar que não existe um ponto fixo para mirar para alcançar a Maturidade Digital, pois o conceito está sempre em evolução. Porém é possível sempre desenvolvê-la por meio de atualizações constantes, mindsets, estratégias etc.

Como posso definir o nível de maturidade do meu negócio?

Uma das maneiras para analisar o nível de Maturidade Digital é por meio das seguintes etapas:

Exploração

É a fase de testes e pesquisas para avaliar quais são as necessidades da empresa, quais soluções ideais para contorna-las e quais tecnologias podem auxiliar a chegar nesse processo.

Planejamento

Após constatar o que sua empresa precisa e o caminho para solucionar essa questão, deve-se definir os objetivos e como eles serão implementados.

É importante levar em conta:

  • A união do setor de TI com os outros setores;
  • Estruturação da estratégia digital.

Entrega

Inserção e monitoração das novas tecnologias no ambiente de trabalho.

Essa fase envolve:

  • O treinamento dos colaboradores;
  • Estudo e avaliação dos primeiros resultados;
  • Lembrando que a equipe de TI deve sempre acompanhar o desenvolvimento dessas mudanças.

Evolução + Maturidade Digital

As novas tecnologias já foram implantadas e o processo de Transformação Digital foi iniciado, no entanto, para manter-se em constante evolução digital é necessário:

  • Atualizar as novas tecnologias de forma constante para que os processos sejam sempre otimizados.

Em suma, uma empresa madura digitalmente investe constantemente em AI e/ou automatiza os processos de trabalho. A Maturidade Digital não tem um tempo certo de duração, está sempre desenvolvendo, assim como a tecnologia.

Dê os primeiros passos para o futuro!

Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores!