Com a Transformação Digital e o avanço da tecnologia, empresas podem se tornar obsoletas rapidamente caso não estejam em dia com as tendências da atualidade. Portanto, para responder às exigências impostas pelo mercado atual, muitas vezes é preciso passar por Mudanças Organizacionais.
Neste post, esclarecemos o que é uma Mudança Organizacional, citando exemplos e como empresas conscientizam-se e realizam essas mudanças. Confira abaixo!
O que é Mudança Organizacional
Mudança Organizacional pode ser definida como qualquer alteração – planejada ou não – realizada por empresas para adequarem-se às exigências do mercado por conta da busca constante pela eficiência, satisfação de clientes e superação de concorrentes.
Como consequência, obtém-se um impacto positivo nos resultados e/ou nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, além de apresentar um diferencial competitivo no mercado. É importante realizar um planejamento para que sua empresa sobreviva à competição.
As Mudanças Organizacionais podem ocorrer das mais diversas maneiras e em todos os setores das organizações. Como exemplo, pode-se citar:
- Evolução tecnológica no setor de produção, o que, por sua vez, diminui custos e aumenta a produção;
- Substituição e atualização de produtos;
- Mudanças internas para aumentar a motivação dos colaboradores e, assim, gerar mais empenho no trabalho.
Tipos de Mudança Organizacional
De acordo com a Forbes, é comum que empresas passem por etapas de Mudanças Organizacionais a cada 12 ou 18 meses. Com isso, conclui-se que essas mudanças devem fazer parte da rotina empresarial.
Agora, ao classificar as diferentes Mudanças Organizacionais podemos falar em quatro principais tipos:
- Incremental
- Transformacional
- Evolucionária
- Revolucionária
A seguir, discorremos sobre cada um deles.
Mudança Incremental
Considerado o modelo mais comum e fácil de implementar, a Mudança Incremental ocorre de forma contínua e está relacionada a acrescentar, somar ou agregar algo à empresa. Ela busca por melhorias nos processos já existentes no negócio por meio de:
- Inserção de novos sistemas;
- Novos projetos;
- Implementação de novas rotina;
- Etc.
Mudança Transformacional
Essa mudança implica em grandes alterações nos processos da empresa, que é reestruturada internamente para atender a uma nova estratégia. Esse modelo afeta todos os setores do negócio e é utilizado diante de crises ou da necessidade de reposicionamento no mercado.
A Mudança Transformacional tem como objetivo mudar e transformar:
- Ambientes;
- Processos;
- Estruturas;
- Colaboradores, caso haja necessidade, por meio de troca de setores ou até demissões.
Mudança Evolucionária
A Mudança Evolucionária surge a partir de um propósito especial, o de adequar a empresa às demandas do mercado. São mudanças implantadas gradualmente e a partir de um objetivo específico e bem determinado. Entre os exemplos estão:
- Definições de novos objetivos e/ou metas;
- Realização de um novo projeto.
Mudança Revolucionária
Essa é a mudança que ocorre por meio da alteração dos princípios base de uma empresa para que ela sobreviva a uma crise, ou para que ela se recoloque no mercado. São empresas antigas que geralmente necessitam de mudanças desse tipo, que podem ocorrer tanto nos princípios base do negócio quanto na gestão ou nos produtos.
* * *
Agora, com todos os tipos de Mudanças Organizacionais apresentados, pode-se chegar à conclusão de que elas são necessárias e devem fazer parte da rotina de empresas com o objetivo de garantir seu crescimento, sua sustentabilidade no longo prazo e a sua capacidade competitiva no mercado.
Entre os exemplos de vantagens das Mudanças Organizacionais, pode-se citar:
- Destaque perante concorrentes;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria de processos;
- Atender às demandas do consumidor;
- Seguir tendências de consumo;
- Gerar maiores resultados;
- Proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores.
Para aplicar uma Mudança Organizacional uma empresa passa por um processo de quatro etapas:
1. Percepção da necessidade de mudança: empresas devem estar sempre atentas ao mercado, aos concorrentes e às novidades tecnológicas para que não ocorra queda de desempenho e elas acabem ficando para trás.
Os sinais que alertam para uma necessidade de Mudança Organizacional são:
- Perda de Market Share;
- Diminuição da satisfação de clientes;
- Queda na lucratividade.
2. Diagnóstico e análise de riscos e ameaças: após a constatação da necessidade de mudança, uma empresa deve fazer um estudo para analisar diversos fatores que indicam onde a mudança deve ser focada.
Entre esses fatores estão:
- Forças e fraquezas;
- Oportunidades e ameaças;
- Posição da empresa perante o mercado.
3. Planejamento do processo de mudança: toda mudança deve apresentar um propósito e um objetivo, portanto, é necessário compreender o que é preciso mudar. Isso ocorre por meio da centralização de ideias para traçar objetivos e metas e, caso necessário, realizar a captação e treinamento de colaboradores.
4. Início das mudanças, monitoramento de resultados e ajustes: nesse momento, as mudanças são iniciadas e conforme o processo avança, deve-se acompanhar os indicadores de desempenho e promover ajustes quando necessário.
* * *
Com este post, é possível concluir que há uma necessidade perene de se realizar Mudanças Organizacionais de tempos em tempos, assim como também que a maleabilidade e capacidade de implementação de mudanças são fatores essenciais para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Aposte no futuro e crescimento da sua empresa! A GRVPPE está capacitada para auxiliar nessa mudança com soluções tecnológicas da Microsoft que auxiliam em Mudanças Organizacionais, se quiser saber mais é só entrar em contato conosco!
Sobre a GRVPPE
A GRVPPE é parceira oficial Microsoft e estamos capacitados para auxiliar sua empresa em seu caminho rumo ao futuro. Reiteramos que caso você queira saber mais, é só clicar aqui para entrar em contato com um de nossos consultores.