Sistemas ERP são um grande suporte à estratégia Omnichannel, pois integra operações internas alinhando todos os departamentos de uma empresa, além de disponibilizar de tecnologias as quais facilitam a integração com outras aplicações.  

As estratégias Omnichannel, por sua vez, exigem a absorção completa da cultura de integração. Logo, o ERP é uma ferramenta de apoio de grande importância.  

Dessa forma, com a otimização de processos permitidas pelo uso do ERP em conjunto à estratégia Omnichannel, obtém-se resultados como: 

  • Diminuição de retrabalhos; 
  • Otimização de processos; 
  • Melhoria na experiência do cliente, o que por sua vez resulta em facilitar a fidelização. 

Neste post, abordamos as necessidades do mercado atual e por que a combinação entre a estratégia Omnichannel com o uso de ERP pode ser vantajosa para empresas que desejam crescer cada vez mais no mercado. Confira abaixo!  

As necessidades do mercado moderno 

Atualmente, o mercado exige que empresas englobem diferentes canais. Portanto, é necessário repensar no modelo de gestão do negócio e implementar mudanças que auxiliem o gerenciamento – muitas vezes realizado por sistemas ERP – com transações que ocorrem em mais de um canal.  

Em outras palavras, com o avanço das estratégias Omnichannel para garantir o sucesso de empresas, é necessário realizar mudanças importantes em modelos de gestão que não acompanhem o uso de multicanais. 

União ERP e Omnichannel 

Como citou-se acima, para acompanhar o mercado atual, é necessária a implementação – ou ajuste – de sistemas ERP capazes de preencher as lacunas em relação ao uso de estratégias de Omnichannel.  

Empresas podem realizar essa tarefa por meio de duas opções, as quais abordaremos abaixo.  

Opção 1: Não substituir os sistemas legados, que por sua vez tornam-se uma “colcha de retalhos” por conta da miscelânea de sistemas antigos e atuais. O motivo para essa opção dá-se, pois, empresas preferem não substituir seus sistemas legados, pois eles já estão personalizados no negócio de forma intensa e acredita-se que a mudança pode ser extremamente trabalhosa e de alto custo.  

Opção 2: Realizar a troca para um ERP mais moderno e capaz de suportar de forma consistente e fluída os novos processos de negócio. Isso ocorre após a empresa realizar uma pesquisa interna cujo foco é compreender detalhadamente como o processo e sistemas atuais funcionam para então ser possível constatar as mudanças necessárias.  

Entre as vantagens dessa opção, pode-se citar: 

  • Mudança mais assertiva a longo prazo; 
  • Evita a contratação de sistemas paralelos e consequentemente a grande mão de obra para mantê-los; 
  • ERPs mais modernos suportam processos Omnichannel nativos e permitem tratativas de cenários distintos, além de oferecerem extensibilidade de software e personalização. 

Conclusão 

Permanecer na zona de conforto e permanecer com sistemas ERP legados muitas vezes parece a escolha certa e mais econômica. No entanto, atualmente não só os sistemas ER são de fácil imigração, como também podem ser personalizados de acordo com cada negócio, permitindo assim o foco apenas em aprimora-lo.  

Em relação a custos, com ERPs como o NetSuite, paga-se pelo que é usado e, além de tudo, conta com uma solução inteiramente em nuvem, a qual pode ser acessada de onde e como quiser – basta ter conexão com internet – e receber informações em tempo real.  

Além disso, o NetSuite é uma solução completa e modular que conta com benefícios exclusivos que conversam de maneira perfeita com a estratégia Omnichannel.  

Invista no crescimento contínuo da sua empresa e dê um passo para o futuro! A GRVPPE Solvit é uma integradora de solução NetSuite e está preparada para realizar todas as mudanças necessárias para aprimorar sua empresa.  

Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!  

Sobre a GRVPPE 

A GRVPPE é uma consultora Oracle NetSuite e integradora de soluções ERP com mais de 20 anos em experiência em implementação de ERP em nuvem. Contemplamos as melhores práticas de gestão empresarial em nuvem, integrando seu time de qualquer lugar.