6 Dicas para Saber a Hora de Trocar o Notebook da Empresa

Algo que ninguém gosta é perder tempo com notebook e computador travando ou lento. Além disso, a nossa rotina durante o trabalho não permite perdermos tempo com isso.

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu cargo dentro dela, você precisa de um computador ou notebook que atenda sua necessidade no momento que você solicitou, não é mesmo?

Mas uma dúvida que muitos tem é, como saber o momento certo para trocar os computadores ou notebooks da empresa? Ou qual o modelo ideal para a minha empresa?

Nem todos nós somos experts em tecnologia para saber o modelo ideal e com a melhor configuração, mas com essas dicas, vai ficar mais fácil essa escolha para você. Confira:

1 – Conheça as necessidades do seu time.

Atualmente no mercado de desktops e notebooks existem diversos modelos, marcas e preços, só o que muitos não sabem é que para cada tipo de usuário existe um modelo ideal.

Mesmo que você não entenda todas as funcionalidades de uma placa de vídeo, um bom processador, ou a memória RAM do computador, você deve saber que tem modelos muito mais completos e potentes do que outros. E em cada área da empresa, deve ser observado as necessidades para determinar o melhor dispositivo.

Se os seus colaboradores por exemplo, durante as rotinas administrativas da empresa só utilizam o computador para enviar e-mails, elaborar planilhas e documentos e acessar sistemas básicos da empresa, não tem por que utilizar um computador com processador Intel i7- Coffe Lake com 12MB de memória cache.

Mas se a sua empresa trabalha com softwares de edição de imagens, vídeos, modelagem 3D ou outros programas da área de engenharia por exemplo, um processador Intel i7 ou superior pode ser uma boa escolha.

Como informamos, você não precisa ser um técnico de TI e entender todas as configurações do computador, mas algo que é importante é saber as necessidades da sua equipe e entender que o uso de um bom computador pode aumentar o nível de produtividade e eficiência de toda a empresa.

2- Elimine os computadores e notebooks antigos

Os computadores antigos e ultrapassados podem sim afetar o desempenho da sua equipe.

Infelizmente muitos gestores, buscando reduzir custos dentro da empresa, optam por manter computadores antigos para a equipe. Mas se esquecem que são nesses computadores que os funcionários vão fazer aquele relatório importante, e que pode demorar muito mais para buscar as informações e montar o documento. Isso por que com o passar do tempo, as máquinas podem apresentar lentidão e travamentos, dificultando assim a vida de qualquer um.

3- Saiba a hora de trocar seu notebook

Alguns especialistas chegam a dizer que o tempo de vida útil de um notebook hoje é de apenas 3 anos. Isso se dá por causa do uso contínuo, e também por conta do grande avanço tecnológico e dos diversos lançamentos da área que sempre estão ocorrendo, e assim muitos softwares e hardwares ficam desatualizados rapidamente.

Por isso, mesmo que sua equipe não necessite de computadores com diversos recursos tecnológicos, é importante manter suas máquinas atualizadas. Então se você não se lembra mais nem quando comprou seu computador, é bom começar a fazer cotações logo.

4- Tecnologia vai além da solução

Outros casos que acontecem muito, é em empresas que até já iniciariam sua transformação digital, ou seja, investiram em softwares de gestão e até mesmo armazenamento em nuvem. Com isso ganharam tempo na otimização de processos, tem todas as informações em um único lugar.

Porém, sem bons computadores, o software de gestão pode não funcionar corretamente, prejudicando o uso e causando prejuízo no investimento realizado.

Todos nós precisamos de informações e resultados de forma rápidas quando solicitadas, e mesmo que se tenha um bom ERP em nuvem, em alguns casos podemos perder desempenho por conta do computador do usuário. Então sempre esteja atento as necessidades e a evolução que sua empresa está enfrentando.

5- O modelo de notebook ideal é relativo

É importante que você trabalhe com uma equipe que vai apresentar as soluções ideais e personalizadas para a sua equipe. Não adianta apresentar o modelo X ou Y, é preciso ser feito um estudo para cada caso, entendendo as reais necessidades.

Outro erro que muitos cometem é ver uma promoção e comprar uma grande quantidade do mesmo modelo de computador para toda a empresa. Isso é um erro, porque cada setor da empresa tem uma necessidade diferente, então o que é bom para um, pode não ser para outro.

Por isso a importância de montar um estudo específico para sua empresa, com isso você vai poupar recursos e evitar fazer gastos mais de uma vez com o mesmo aparelho.

6- Encontre um parceiro para te ajudar com a escolha

Empresas como a Grvppe contam com equipes especializadas que vão te ajudar a modernizar toda sua empresa. Seja na compra dos computadores ou até mesmo na instalação do seu novo ERP ou CRM.

Então não perca mais tempo tentando estender a vida do computador que a tempos já está pedindo para ser trocado. Alavanque os resultados da sua empresa com soluções modernas que vão te trazer ótimos resultados.

Deixe um especialista da Grvppe te ajudar!