Você pode não saber o que não ataques ransomware, mas eles estão se tornando bastante comuns. Não se preocupe, iremos explicar com funciona essa modalidade de ataque que está causando bastante prejuízo para empresas importantes.

Além disso, o mais importante te passaremos algumas dicas sobre como sua empresa pode se proteger a fim de evitar ou minimizar perdas. Vamos lá!

O que ataques ransomware?

Basicamente, ransomwares são ataques que “sequestram dados” seja de empresas ou de pessoas.

Em posse de informações cruciais para o funcionamento da empresa ou mesmo de questões da vida pessoal dos indivíduos, os hackers bloqueiam o acesso a esses dados.

Dessa maneira, as vítimas se veem diante de um dilema: acionar o polícia ou pagar a recompensa pedida pelos criminosos.

Diante da elevada pressão exercida pelos “sequestradores” e da percepção de que o prejuízo será menor, muitas vítimas acabam pagando esses valores.

É importante pontuar que essa opção é desaconselhada pelas autoridades policiais. Já que acabam financiando esquemas criminosos das mais diversas naturezas.

Ainda esse ano uma gigante nacional do setor de frigoríficos teve de pagar 11 milhões de dólares para recuperar o acesso aos seus sistemas.

É especulado que o ataque provavelmente foi efetuado por hackers russos.

Como se proteger de Ataques Ransomware

Os ataques costumam grandes empresas como principais alvos, devido às grandes quantias envolvidas. Entretanto, qualquer um pode ser vítima de um ataque. Seja pessoa física ou pequena e média empresa.

Os valores não chegam aos milhões de dólares, porém pode significar um grande prejuízo financeiro e moral.

Mas como se proteger desse tipo de ataque?

Mantenha computador e celular sempre atualizados

Versões mais antigas dos sistemas operacionais costumam possuir brechas e falhas de segurança que são corrigidas a cada atualização

Autenticação em dois fatores

Ative a autenticação em dois fatores para seus aplicativos importantes, e-mail e redes sociais. Isso cria uma barreira a mais de segurança a ser transposta.

VPN e ataques ransomware

Utilize uma VPN (Rede Privada Virtual), essa ferramenta criptografa seus passos e atividades digitais, dando mais segurança para sua navegação.

Antivírus

Contrate um bom antivírus para proteger seus dispositivos. Todavia, mesmo com essa solução ainda é necessário manter boas práticas de segurança. Não abra e-mails de desconhecidos, nem clique em links vindos de mensagens SMS de números desconhecidos.

Se esse artigo foi útil para você de alguma forma, não deixe de compartilhar e ajudar outras pessoas.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre nossas soluções de segurança digital. Fale com os nossos especialistas.