Conteúdo produzido em parceria com o blog Techwarm

Nos anos de 2020 e 2021 todos passamos a depender cada vez mais das tecnologias digitais: o trabalho em home office, os estudos à distância, e até os encontros com amigos e familiares passaram a ser viáveis somente através dos computadores e smartphones. O mundo digital nos permitiu a continuidade do trabalho, e se tornou parte integrante do cotidiano da maioria dos brasileiros.

O problema é que para todo bom uso de uma tecnologia, também existe a possibilidade de usá-la de forma antiética. Em 2021, o número de ataques de malware como o ransomware no Brasil cresceu em mais de 400%, de acordo com especialistas em segurança digital. Golpes que fazem milhares de vítimas, e ataques de vírus capazes de roubar dados confidenciais ou chantagear empresas se tornaram comuns.

Por isso, é importante que todos passem a conhecer as técnicas para proteger o computador de potenciais invasores. Desde o computador da família, até o notebook de home office do trabalho até grandes escritórios, dicas de segurança digital podem fazer a diferença entre usar a tecnologia de forma tranquila ou passar por diversas dores de cabeça e golpes financeiros. Nossa equipe selecionou todas as melhores dicas de segurança digital em 2021 para você, confira.

Segurança digital para a rede de internet

O primeiro passo para garantir a segurança digital de um computador é proteger a conexão com a internet, pois ela intermedia a entrada e saída de informações de todo o mundo e nossa máquina. Por isso, é importante priorizar:

Criptografia para rede

A criptografia é o conjunto de técnicas matemáticas que permitem que uma informação seja protegida por uma senha impossível de ser quebrada. Presente no nosso cotidiano de diversas maneiras, como no sistema responsável pelos cartões de crédito, a criptografia também pode ser aplicada em nossa rede ao usarmos uma extensão VPN no navegador. Isso garante que nenhum site poderá se passar por outro, e os dados de navegação não poderão ser interceptados por hackers.

Ajustes do roteador

Uma etapa fundamental, mas frequentemente esquecida, é otimizar os ajustes do roteador de internet, já que este aparelho age como “carteiro” entregando os pacotes corretos da rede para cada dispositivo. O usuário precisa apenas acessar a página de configurações do roteador e realizar alguns ajustes:

  • Desativar o WPS: vulnerável ao ataque de força bruta e pouco usado, o WPS é ativo por padrão em alguns roteadores e pode comprometer a segurança de toda a rede.
  • Exigir uma boa senha: existem diversas técnicas para elaborar uma boa senha, por exemplo, três palavras separadas por hífen como: “vinho-urso-escarlate” geram uma senha segura e fácil de memorizar.
  • Selecionar o padrão WPA2-PSK: outros modos de rede, como WEP, são ultrapassados e podem facilmente ser quebrados até mesmo por hackers iniciantes.
  • Ativar o sinal de 5GHz: o sinal de 5GHz funciona ao mesmo tempo que o sinal comum, mas troca a distância por maior velocidade e estabilidade na conexão.

 

Proteção para seu computador

Cópia e proteção de arquivos

O grande terror de possuir documentos importantes em formato digital é a possibilidade de perder os arquivos ou, em caso de golpe, ter seus dados expostos de forma não autorizada. Por isso, precisamos nos atentar a nossa estratégia de backup e armazenamento de documentos.

Para criar backups automáticos e práticos, que não exigem esforço e não possuem o risco do esquecimento, os programas de sincronização na nuvem como o Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox são extremamente recomendados. Os programas criam uma pasta segura no computador, e sincronizam os documentos automaticamente. Além disso, oferecem recursos para compartilhar arquivos com outras pessoas de forma segura, evitando métodos vulneráveis como anexos em email.

E para garantir uma camada adicional de segurança ao computador, principalmente para laptops empresariais, é possível adicionar a criptografia a todos os dados do disco ativando o recurso BitLocker do Windows. Com o recurso ativado, é impossível ler os arquivos do computador sem possuir a senha do usuário.

Dicas finais

Por fim, algumas dicas podem ajudar ainda mais a garantir a segurança digital ao usar o computador:

  • Criptografia adicional: para quem possui uma pasta ou arquivo especialmente sensível, cujo conteúdo crucialmente não deve parar em mãos indevidas, é possível adicionar uma camada extra de criptografia usando softwares especializados como o AxCrypt e VeraCrypt.
  • Atualização do SO: as atualizações do sistema operacional carregam correções para vulnerabilidades de segurança e erros perigosos. Por isso, é ideal manter as atualizações automáticas ativadas e reiniciar o dispositivo com frequência.
  • Pacote antivírus: um programa antivírus como o Microsoft Defender é capaz de identificar ameaças em tempo real e combater tipos conhecidos de vírus, evitando o problema no computador.

Agora você já está preparado para defender seus dados em 2021, e pode trabalhar em home office sem os desafios causados por malwares e golpes online. As técnicas de segurança digital exigem constante atenção e aperfeiçoamento de nossos conhecimentos para acompanhar os avanços tecnológicos. Confira também: home office na sua empresa com Raspberry Pi.

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre nossas soluções de segurança digital. Fale com os nossos especialistas.