Neste terceiro post de uma série que estamos fazendo sobre o AppGate SDP (Software Defined Perimeter, ou, em português, Perímetro Definido por Software), uma nova tecnologia de segurança da informação que visa diminuir o perímetro da rede da sua empresa para mantê-la mais protegida, vamos discutir um pouco mais sobre as vantagens dessa tecnologia em relação às antigas VPNs.

Já é Hora de Substituir sua VPN

Ainda hoje é muito comum que diversas empresas se usem de VPNs (Virtual Private Network) para proteger as suas redes de dados e infraestrutura, mas a verdade é que essa tecnologia, assim como os Firewalls convencionais, já está em uso há mais de 20 anos e nenhuma das duas mudou muito desde a sua criação.

Elas empregam os mesmo métodos e protocolos desde os anos 90, tempo suficiente para que hackers e outros ciber criminosos saibam como burlar essas defesas e buscar brechas a partir das quais realizar ataques contra você e a sua empresa ou instituição.

Por que uma VPN não é mais Sinônimo de Segurança

  • VPNs autenticam tudo. Uma vez autorizados, os usuários têm acesso completo à rede autenticada.
  • VPNs oferecem apenas segurança baseada no perímetro. Atualmente, a relevância do perímetro físico já não é tão grande quanto outrora: as redes híbridas são a nova realidade e precisam de defesas que tenham sido criadas pensando nelas.
  • VPNs são estáticas e não são inteligentes. Enquanto isso, o contexto do usuário e as ameaças à segurança mudam a todo momento. Em tempos de transformações tecnológicas rápidas, é extremamente importante ter uma solução de segurança que acompanhe esse ritmo de mudanças.
  • VPNs proporcionam privilégios excessivos de acesso. Elas maximizam sua superfície lateral de ataque – e sua vulnerabilidade.
  • VPNs conectam antes de autenticar. Esta prática torna seus recursos de rede vulneráveis a ataques de escalonamento de privilégios.

AppGate SDP: O presente e o futuro do Acesso Seguro de Rede

O Perímetro Definido por Software AppGate SDP é um modelo de segurança de rede que cria, de maneira dinâmica, conexões de rede um a um entre os usuários e os dados acessados por eles, garantindo assim a segurança de toda a sua superfície de rede.

  • O SDP reduz em tempo real a superfície de ataque, criando um segmento de um criptografado e discreto e tornando todo o resto completamente invisível e inacessível.
  • Proporciona controle de acesso baseado na identidade, criando um perímetro individualizado, com base nos atributos e no contexto de cada usuário.
  • O AppGate SDP é dinâmico e adaptativo. Se adapta a mudanças no contexto, dispositivo e condições de segurança do usuário e integra-se com os seus sistemas operacionais.
  • O AppGate SDP cria um segmento de um. Oferece controles refinados para redução da superfície de ataque da rede.

Esses são apenas alguns destaques dos benefícios que o AppGate SDP pode trazer para a sua empresa em termos de segurança, se comparado com uma VPN. Fique de olho que em breve teremos mais posts com mais usos para o AppGate SDP por aqui no blog.

Se quiser, confira aqui o nosso post anterior, sobre a relação do AppGate SDP com redes de infraestrutura híbridas, parte na nuvem e parte on premise.

SOBRE A GRVPPE

GRVPPE é uma empresa tecnológica antenada com as novas tendências de cibersegurança e que está preparada para ajudar você a se atualizar e proteger. Venha conhecer mais sobre o AppGate SDP e outras soluções de segurança falando com os nossos especialistas.