Todo mundo já se viu naquela situação de ter que fazer algum trabalho arrastado, repetitivo e extremamente chato. Quantos de nós não tivemos que fazer algo do tipo esse ano? Esse mês? Talvez até mesma essa semana, ou hoje. Antes de mais nada, se você está cansado dessa realidade e quer achar uma alternativa para escapar disso e poder focar seus esforços, e os dos seus colaboradores, em atividades onde qualidades humanas como a razão, a criatividade e a capacidade de solução de problemas são mais necessárias que a repetição mecânica, então é chegada a hora de você conhecer o Power Automate 

Por isso, neste artigo vamos mostrar para você alguns possíveis usos do Automate para o seu negócio. Seja no RH ou em outras áreas e processos, como FinançasLogística, Departamento Legal, etc, essa ferramenta tem o pode de transformar o seu negócio. Vamos lá? 

 

POWER AUTOMATE E RH 

As leis trabalhistas no Brasil (e também na maioria dos outros países) são bastante burocráticas, justamente porque a relação entre empregador e empregado é de uma multiplicidade e complexidade ímpar. Portanto, geri-las é algo que realmente precisa de muito cuidado, muita atenção e muitas regras.  

Normalmente, tratar desse universo dentro de uma empresa cabe à área de RH. Essa será responsável, não apenas por contratações e demissões, mas acima de tudo, por uma sorte de outros eventos recorrentes na que acabam impactando a vida das pessoas e suas relações com o trabalho. Nesse sentido, estamos falando de licenças maternidade e paternidade, licenças médicas, férias, etc. 

Bem como, sabemos que para esse trabalho ser bem-feito, é necessário o toque humano. Também é verdade que uma grande parte é composto por algo mais técnico e “mecânico”. Isto posto, precisamos seguir fluxos específicos e lidar com processos altamente regulamentados e metódicos. É justamente com essa parte, tão presente no dia a dia de um RH, que o Power Automate mais pode principalmente ajudar.

 

COMO O POWER AUTOMATE PODE TE AJUDAR

A fim de entender um pouco mais sobre esse processo, vamos ver alguns exemplos?  

  1. Facilidade de integração dos funcionários: com a ajuda do Power Automate, fluxos irão garantir uma recepção homogênea e planejada para os seus funcionários. Dessa forma, ajudando não só a eles, mas também gerentes e outros profissionais envolvidos nesse processo. 
  2. Automatização parcial do processo de contratação: crie perfis de candidatos a partir de um modelo único e uniforme. De tal forma que possibilite as informações serem indexadas e analisadas automaticamente. Ademais, você também pode automatizar as respostas de e-mail, com campos personalizados baseados nas informações do modelo suprarreferido. 
  3. Faça o mesmo na hora de uma saída de funcionário: construa um fluxo pré-definido para realizar todas as ações necessárias nesse momento e em seguida, preparar e enviar documentos e notificações por e-mail. 
  4. E muito mais: o Power Automate possui integração completa com as ferramentas da suíte de soluções Microsoft 365. Não apenas estão inclusas ferramentas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, mas também muitas outras tão presentes em nosso dia-a-dia profissional. As possibilidades de integração, customização e automação dependem sobretudo da sua imaginação e de como podem ser melhor utilizadas dentro da realidade da sua empresa.

 

AUTOMAÇÃO PENSANDO NA SUA REALIDADE 

Como mencionado acima, as possibilidades do Power Automate são inúmeras, ainda mais quando integrado a outras soluções, sejam elas da Microsoft (com a qual possui integração nativa) ou de outras companhias.  

Em primeiro lugar, aqui na Grvppe temos especialistas que irão te ajudar na hora de contratar a solução e a pensar em como melhor usá-la dentro da sua realidade. Veja alguns exemplos de uso prático da plataforma: 

  1. Na sua linha de suprimentos: você pode criar fluxos que vão automatizar e agilizar tanto os processos de produção quanto de reposição de insumos. Sendo assim uma garantia de maior eficiência de ponta a ponta. 
  2. Aprimore a comunicação com empresas e pessoas em outros países: ajuda a minimizar as diferenças de horário entre diferentes pontos do globo. E-mail e outros envios se ajustam automaticamente para envio apenas quando se inicia o horário de trabalho em cada localidade.  
  3. Aumente sua inteligência: crie planilhas de dados para diferentes áreas e processos que podem servir como base de dados para mais automação e análises. É possível, por exemplo, separar determinadas informações cruciais automaticamente e já organizá-las em um arquivo de Excel personalizado.  
  4. Produza relatórios de maneira mais rápida e fácil: crie fluxos que já enviam as informações que você precisa para uma apresentação no Power Point. 
  5. Ajude seu Financeiro a nunca mais perder uma data de pagamento ou cobrança: os fluxos automáticos podem ajudar com lembretes baseados em outras atividades da sua empresa vinculados a eles.  
  6. E muito mais: como dissemos, em última instância o maior limitador é a sua própria imaginação! 

 

SOBRE A GRVPPE 

A GRVPPE é uma empresa tecnológica antenada com as mais novas tendências tecnológicas do mercado, como a automação promovida pelo Power Automateestamos sempre prontos para te ajudar a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Power Automate e outras soluções Microsoft 365, falando com os nossos especialistas.