O futuro de nossas vidas está, em grande parte, na nuvem. Se isso já era verdade há muitos anos, é só pensarmos em qualquer ferramenta de armazenamento de browser, a tendência só vem se fortalecendo e acelerando mais nos últimos anos. Para empresas que ainda não começaram a trilhar o caminho de sua transformação digital, o Grvppe Cloud Backup (GCB) pode ser uma boa porta de entrada.

Cloud Backup

O GCB E O AMBIENTE NA NUVEM

O Grvppe Cloud Backup é uma solução original da Grvppe de, como o nome diz, backup. Ele visa manter os seus dados protegidos e à salvo lá na nuvem, um ambiente digital, de fácil acesso para você e seus colaboradores, ao mesmo tempo em que conta com alta criptografia. A principal ideia por trás da solução é manter aquilo que é importante para você a salvo e, ao mesmo tempo, fora de vista, de forma que você e sua equipe de TI não tenham que se preocupar com isso.

Antes de passarmos às vantagens da solução, e do ambiente em nuvem num espectro mais amplo, é importante que você saiba que é possível estar na nuvem de duas formas diferentes: híbrida ou completa, na nuvem. A completa é autoexplicativa, já a híbrida trata de situações em que parte de determinada área, solução, empresa, etc., está no que chamamos de on premise, ou seja, o modelo tradicional do mundo físico, e outra parte está na nuvem. Esse modelo híbrido é um ótimo ponto de partida para quem quer começar a explorar o mundo da nuvem.

Quando falamos aqui de ambientes híbridos, é importante notar que não estamos falando exatamente de “nuvens híbridas”, um outro conceito, relativamente maleável, embora conectado ao que mencionamos. Para entender melhor sobre os diferentes tipos de nuvem e seus serviços, recomendamos essa matéria aqui.

AS VANTAGENS DO GCB

Grande parte das vantagens do GCB provém, justamente, do fato dele ser uma solução baseada 100% na nuvem. Vamos direto a elas para entender o porquê disso.

  • Segurança: Armazenar os seus dados na nuvem faz com que eles estejam sempre a salvo de diversos problemas de ordem física, como furtos e roubos de HDs externos ou danos ao hardware de armazenamento.
  •  Criptografia: Como medida de segurança extra, as suas informações não serão criptografadas apenas na fonte, mas também no servidor e durante a própria transmissão. O ambiente em nuvem sempre garante a segurança dentro dele, mas o GCB traz uma camada extra durante a transmissão.
  • Economia: Boa parte das soluções em nuvem conta com planos de pagamento mensal, já que elas funcionam como serviços, são os tais dos XaaS. Adotando esse modelo de negócios, você elimina o risco de perda de servidores físicos e racks, além de economizar com a infraestrutura e os seus custos de manutenção, terceirizando parte da responsabilidade que outrora era da sua empresa.
  • Escalabilidade: Nunca mais você vai precisar se preocupar com o tal do “over provisioning”, algo tão necessário ao mundo físico, mas que acaba requerendo recursos adicionais por parte das empresas. Agora, por estar na nuvem, você pode pagar exatamente pelo que precisa enquanto precisa. Precisa aumentar, ou diminuir, o tamanho da sua operação? Não tem problemas, isso se resolve em questão de minutos com o provedor da solução, seja ela o GCB, ou muitas outras na nuvem.
  • Mobilidade: Com seus arquivos na nuvem é possível acessá-los de qualquer lugar e dispositivo! Com isso, você garante que nunca ficará sem aquela informação da qual tanto precisava, mesmo longe do escritório.

Além disso tudo, o GCB conta com algumas outras vantagens próprias a ele e ao seu serviço, como definição de horários de back-up, de maneira a não comprometer a performance da sua rede nos horários mais requisitados; um client próprio que sempre se mantém atualizado, sem que você, ou sua equipe de TI, precise se preocupar com isso; capacidade de recuperação bare metal do sistema das suas máquinas; etc.

Entrando na Nuvem

O GCB COMO PORTA DE ENTRADA PARA A NUVEM

Embora, como apontamos inicialmente, o mundo da nuvem não seja algo assim tão novo, ele ainda pode parecer algo estranho, ou até, para alguns, ameaçador. Mas a experiência nos diz que conforme pessoas e organizações se familiarizam mais com o conceito e sua realidade no dia a dia, elas percebem que não se trata de nenhum bicho de sete cabeças.

Para quem ainda precisa dar o primeiro passo, o GCB se mostra como uma porta de entrada ideal, já que ele não vai interferir na atividade final da empresa, dando a ela um primeiro contato com a nuvem de maneira mais segmentada, cuidando das suas informações. Inclusive, nada impede que você ainda mantenha, em um regime híbrido, parte delas, ou mesmo todas, em redundância, armazenadas on premise também.

Os preços do GCB são outro chamariz interessante para quem quer começar a estudar as vantagens desse novo mundo que se amealha no horizonte, com um plano mensal que geralmente fica na casa das dezenas de dólares, é uma ótima forma de ter um primeiro gosto disso tudo e começar a construir familiaridade e confiança.

Se quer conhecer ainda mais possibilidades do que a nuvem pode trazer para você e a sua empresa, te convidamos a ler este outro artigo aqui do blog, sobre trabalho remoto, VDIs e o Desk To Go.

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica antenada com as novas tendências de tecnologia e que está preparada para ajudar você a trilhar o caminho da sua transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Grvppe Cloud Backup e outras soluções de segurança falando com os nossos especialistas.