A segurança digital está atualmente no topo da ordem de prioridades de qualquer empresa ou organização que possua suas atividades digitalizadas.

A Check Point é uma fornecedora global em soluções de cibersegurança. A empresa estabeleceu uma parceria com o Microsoft Azure Stack, provedor de serviços de computação em nuvem.

Esse trabalho conjunto teve como objetivo produzir uma pesquisa que corrigisse possíveis vulnerabilidades e superasse uma crença existente no mercado de que as infraestruturas de armazenamento na nuvem não são 100% seguras.

Os estudos e testes conduzidos pelos pesquisadores da Check Point concluíram que as vulnerabilidades mais recorrentes dos serviços em nuvem estão, em sua maioria, relacionadas a falhas de segurança nos aplicativos dos próprios clientes e não na infraestrutura do provedor da nuvem.

 

O MICROSOFT AZURE STACK

O Azure Stack é um portfólio de extensões do Microsoft Azure que permite aos utilizadores a possibilidades de oferecer aplicativos, funções e máquinas virtuais na nuvem por meio de seus próprios data centers locais.

Dessa maneira, o Azure Stack mantém as informações do centro de dados e total segurança ao mesmo tempo em que se conecta a todo o ambiente na nuvem do Azure.

É possível utilizá-lo em diferentes setores como os de serviços financeiros, governamentais, de manufatura, varejo, energia e saúde. Justamente por isso, há uma grande necessidade de manter essas informações seguras.

 

CHECK POINT E A SEGURANÇA NA NUVEM

A partir dessa pesquisa, a Check Point aprimorou sua solução Checkpoint CloudGuard, que eleva a segurança do Azure a um outro nível de confiança.

O CloudGuard automatiza a segurança e os protocolos para empresas que utilizam o Azure Stack como meio de organização de suas operações.

A solução possibilita uma visualização completa, em um dashboard intuitivo, para controle da plataforma de segurança.

Essas atualizações em tempo real permitem que a equipe de TI da empresa minimize os pontos frágeis e vulneráveis do sistema.

O recurso de proteção contra invasão do CloudGuard permite o bloqueio de sua postura de segurança ao prevenir alterações não autorizadas das configurações, impondo um alto padrão de segurança a todo momento.

É realizado um monitoramento continuado das alterações realizadas fora do sistema do CloudGuard nas contas na nuvem do Azure. Assim, em caso de ataque, as alterações de configuração são automaticamente revertidas para o último estado conhecido/aprovado.

Ao manusear e armazenar dados sensíveis de clientes, esse nível de segurança é fundamental para manter a confiabilidade e viabilidade do seu serviço.

 

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO A PROBLEMAS DE SEGURANÇA

Possuir uma atuação ativa na prevenção de problemas de segurança é tão importante justamente porque é proporcional ao tamanho da dor de cabeça que esses problemas podem causar.

A falta de cuidado e atenção a essa tema pode colocar todo um negócio em perigo. Veja a seguir alguns riscos que a falta de segurança pode trazer às empresas:

  • Vulnerabilidade a desastres: falhas de segurança, como a não implementação de uma rotina de backups, deixa sua empresa vulnerável a imprevistos. Corre-se o risco de perder, permanentemente, dados que são vitais ao negócio;
  • Vazamento e sequestro de dados: o roubo ou vazamento de dados sensíveis da companhia – como relatórios financeiros, projetos e registros – pode causar grandes transtornos para a empresa;
  • Perda da eficiência operacional: a corrupção de dados causada por falhas ou ataques ao sistema de TI pode comprometer horas de trabalho de diversas equipes, ou mesmo da empresa inteira, causando grande prejuízo financeiro;
  • Interrupção de serviços: Não é apenas no funcionamento interno que a falta de segurança dos dados pode afetar uma empresa. É possível que o serviço prestado pela sua empresa também seja interrompido. Causando transtornos aos clientes e uma quebra de confiança no relacionamento.

 

O RETORNO DO INVESTIMENTO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA NUVEM

Justamente pelas razões citadas acima, além de outras variáveis, o investimento em segurança da informação possui um ótimo ROI (retorno sobre investimento).

Porém, é necessário levar um ponto em consideração: o ROI se baseia em ganho financeiro comparado à verba investida e soluções de cibersegurança não trazem um aumento efetivo de receita. O foco está na prevenção de riscos e, portanto, no que se deixa de perder.

De acordo com um estudo publicado pela consultoria Accenture publicado em 2018, um único ataque de malware (vulgarmente, um vírus) pode custar US$2,4 milhões. Leva-se em consideração que o processo completo de identificação e correção do problema leva cerca de 50 dias.

Outro relatório da Accenture, o State of Cyber Resilience de 2020, estima que as empresas estão sujeitas a cerca de 280 ataques cibernéticos todo ano. Houve um crescimento de 20% em relação a 2019.

Já deu para entender a necessidade de se investir em cibersegurança?

 

SOBRE A GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre o Check Point, a segurança na nuvem do Azure e diversas outras soluções na falando com os nossos especialistas.