Como já comentamos no último texto, o desabastecimento energético se apresenta como uma realidade bastante plausível e pode impactar bastante muitas empresas. Se precaver com um no-break no Home Office tem sido a decisão de diversos profissionais e empresas para lidar com a situação.

Nesse artigo, vamos explicar o que é um no-break, como ele pode ajudar você e sua empresa a minimizar os riscos e saiba como escolher o equipamento mais adequado. Vamos lá!

O que é um No Break

O no-break, também chamado de UPS (sigla em inglês para Fonte Ininterrupta de Energia), tem a função de proteger outros equipamentos alimentados por energia elétrica que a ele estão conectados.

As baterias do no-break auxiliam a suprir a demanda de equipamentos elétricos no caso de quedas de energia, mantendo os equipamentos ligados. Essa característica reduz o risco de perda de dados ou danos causados por desligamentos abruptos.

Além dos risco do corte completo de energia, existe também o problema das variações e picos de energia elétrica. O no-break também auxilia nesse momento, proporcionando uma maior estabilidade ao energética aos aparelhos conectados. Isso é importante, porque essas variações energéticas reduzem a vida útil dos equipamentos.

No-break X Estabilizador

Um bom estabilizador oferece uma boa proteção contra as variações de energia, porém não há nada que ele possa fazer contra as quedas de fornecimento.

Veja algumas características em que o no-break leva vantagem:

  • Proteção contra subtensão: quando ocorre uma redução na tensão fornecida pela concessionária;
  • Proteção contra sobrecarga: quando a carga ligada no nobreak é maior do que a oferecida por ele;
  • Proteção contra curto-circuito: quando há uma passagem elevada de corrente elétrica em um circuito.

Importância do No-Break para o home office

A queda de energia é prejudicial para todos os setores e empresas, porém se tornou um problema ainda maior no caso formato de trabalho home office. Muitos prédios comerciais possuem estrutura de geradores suprir potenciais falhas no fornecimento de energia. Porém, é muito mais incomum que casas e prédios residenciais contem com esse tipo de benfeitoria.

Dessa forma, é necessário que as empresas pensem nas residências dos funcionários enquanto uma extensão de seu próprio escritório. Quedas de energia ocasiona perda de produtividade, oportunidades e, consequentemente, prejuízo no final do mês.

Dar suporte à aquisição de no-breaks para seus funcionários é uma forma da empresa investir tempo e recursos na própria produtividade.

Dicas para escolher um NoBreak para o home office

Ao planejar a aquisição de um no-break para o home office, o ponto essencial é: definir os equipamentos que você precisa proteger. Unidades menores podem proteger um computador/notebook, enquanto as maiores são capazes de alimentar um escritório inteiro.

Assim, definidos os equipamentos, você precisará calcular a capacidade total do no-break, pois ele deve fornecer potência (indicada em Watts ou VA) que supere a potência total consumida por estes equipamentos.

Além da potência, é importante pensar em quanto tempo seus equipamentos terão que continuar funcionando com o fornecimento de energia interrompido. Preste atenção no tempo de autonomia do no-break antes de investir em um!

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica atenta às novas tendências de tecnologia de nuvem, ERP em diversos setores e muitas outras. Sempre pronta para ajudar você a se atualizar e avançar em sua trilha rumo à transformação digital. Venha conhecer mais sobre infraestrutura de TI e diversas outras soluções falando com os nossos especialistas.