Atualmente, um dos cenários mais proeminentes na tecnologia é a migração de dados, sistemas e aplicações para a nuvem. Em suma, empresas buscam cada vez mais fazer uso de arquitetura de nuvem, o que pode parecer como um grande desafio, mas que na verdade pode ser realizado de forma gradual. 

Entre os principais motivos para esse fato, pode-se citar a busca por vantagens competitivas, nas quais estão incluídas: 

  • Redução de custos; 
  • Segurança de dados; 
  • Execução remota de cargas de trabalho, realizada por meio de uma nuvem pública.  

A nuvem também oferece uma variedade de serviços. Entre eles, pode-se citar 3 principais, os quais são os mais utilizados por gestores de TI com o intuito de estruturar melhor as operações em cada ambiente. Eles são: 

  1. SaaS: Software as a Service, ou Software como serviço em português; 
  1. IaaS: Infraestructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço; 
  1. PaaS: Platform as a Service, ou Plataforma como Serviço. 

A seguir, nos aprofundaremos em cada um dos serviços de arquitetura na nuvem para que você possa entender um pouco melhor sobre cada um deles. Confira!  

SaaS 

É um modelo de distribuição de software cujo acesso é integrado a aplicativos de um provedor. Por sua vez, o programa é hospedado por um provedor terceirizado e pode ser acessado pelos usuários através da internet ao utilizar uma interface de navegador da web.  

Portanto, não é preciso fazer o download do software para que ele seja executado localmente.  

Iaa 

A infraestrutura de computação é instantânea e pode ser gerenciada através da internet. Com uma nuvem do tipo Infraestrutura como Serviço, é possível realizar o pagamento apenas do que é utilizado pela empresa. 

Dessa forma, cada recurso é oferecido como um componente de serviço separado, cujo hardware é fornecido e gerenciado por provedores externos no ambiente virtual – em nuvem.  

Entre os benefícios do IaaS, pode-se citar: 

  • Escalabilidade; 
  • A empresa não realiza a manutenção de hardwares; 
  • O acesso é realizado sob demanda. 

PaaS 

Com a Plataforma como Serviço, é proporcionado um conjunto de serviços destinados para os desenvolvedores. O motivo pelo qual isso é realizado dá-se, pois, o desenvolvimento, testes e implementações de aplicativos são acelerados por meio de ferramentas e processos especiais, assim como também  por APIs compartilhados.  

Sobre a GRVPPE 

 A GRVPPE é especializada na implantação de sistemas de ERP em nuvem, ademais é integradora de soluções para empresas de pequeno, médio e grande portes. 

Inicie agora mesmo a transformação da sua empresa com nossas soluções tecnológicas em nuvem! Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!